Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa
Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Como definir os preços Smily (BookingSync): Quando e como é que os preços importados são aplicados às reservas?
Categorias

Smily (BookingSync): Quando e como é que os preços importados são aplicados às reservas?

O artigo foi atualizado em 22. 4. 2024.

Que preços têm prioridade - os definidos na Flatio ou os importados? Este artigo explica-lhe tudo, com exemplos práticos!

Quando importar preços de arrendamento do Smily (anteriormente BookingSync) para a Flatio, estes preços serão automaticamente utilizados para as suas reservas na Flatio. No entanto, se configurar manualmente quaisquer preços opcionais na Flatio, estes preços têm prioridade sobre os importados.

Existem pequenas diferenças na forma como isto funciona, dependendo se tem os preços de curto prazo (aplicáveis a reservas até 29 dias) ativados ou não. Vejamos alguns exemplos para o compreender melhor!

1) Operar apenas com preços predefinidos

Neste cenário, os preços a curto prazo estão desativados e, portanto, operamos apenas com os preços padrão.

a) Prioridades dos tipos de preços

Para calcular os pagamentos de arrendamento de uma reserva, estabelecemos as prioridades de cada tipo de preço. O que tem uma prioridade mais elevada vence sempre o que tem uma prioridade mais baixa.

A sua ordem, da prioridade mais elevada ("1.") para a mais baixa ("5."), é a seguinte

  1. 2. 3. 4. 5.

Reservas de curta duração (até 29 dias)

Preços personalizados Flatio nas definições de preços predefinidas Preços sazonais da Flatio nas definições de preços por defeito Smily (BookingSync) preço importado para reservas de curta duração Preço base predefinido da Flatio por mês  

Reservas de média duração (30 dias e mais)

Preços personalizados Flatio nas definições de preços predefinidas Preços sazonais de Flatio nas definições de preços por defeito Smily (BookingSync) preço importado para as reservas a médio prazo Smily (BookingSync) preço importado para reservas de curta duração Preço base predefinido da Flatio por mês

 

b) Exemplo de reserva a médio prazo

Suponha-se que é recebida uma reserva para todo o mês de julho (1.7.-31.7.).

  • Para calcular o preço da reserva, primeiro vamos verificar se existem preços avançados definidos diretamente na Flatio dentro das definições de preço predefinidas - os preços personalizados (ou seja, preços específicos definidos apenas para um determinado período) têm a prioridade mais elevada e os preços sazonais (ou seja, preços para meses específicos) vêm a seguir.
  • Se os preços para todos os 30 noites não estiverem totalmente cobertos, passamos para os preços importados. Uma vez que se trata de uma reserva de meio período, veremos primeiro se existe um preço básico por noite para reservas de meio período importadas. Se não houver, utilizaremos o preço básico por noite importado para as reservas de curto prazo.
  • E para cobrir todos os casos, se não houver preços importados e ainda existirem algumas datas sem um preço, para essas datas utilizaremos o preço básico por mês Flatio predefinido por si.
    • Tenha em atenção que, apesar de este preço base estar definido para um mês inteiro, dividi-lo-emos adequadamente pelo número de noites dentro do mês em questão (no caso de julho seria 30) e operamos com preços noturnos para as datas em falta.

Nota: Embora na Smily (anteriormente BookingSync), todos os preços sejam definidos por noite, quando é necessário, multiplicamos sempre o preço corretamente para que se adeqúe ao nosso sistema mensal.

(Isto significa que, neste exemplo, se não houvesse preços avançados configurados na Flatio, pegaríamos no preço básico por noite importado para reservas de médio prazo, multiplicá-lo-íamos por 30 noites para julho e isso dar-nos-ia o preço final para a estadia do(a) inquilino(a).

 

2) Operar com preços padrão e de curto prazo

Neste cenário, os preços a curto prazo estão ativados e, por isso, operamos com os preços por defeito e a curto prazo.

a) Prioridades dos tipos de preços

Para calcular os pagamentos de renda de uma reserva, estabelecemos as prioridades de cada tipo de preço. O que tem uma prioridade mais elevada vence sempre o que tem uma prioridade mais baixa.

A sua ordem quando os preços de curto prazo são activados, da prioridade mais alta ("1.") para a mais baixa ("5."), é a seguinte

  1. 2. 3. 4. 5.
Reservas de curta duração (até 29 dias) Preços personalizados Flatio em definições de preços a curto prazo Preços sazonais em configurações de preços a curto prazo Smily (BookingSync) preço importado para reservas de curta duração Preço base Flatio por noite para arrendamentos de curta duração   
Reservas de média duração (30 dias e mais) Preços personalizados Flatio nas definições de preços predefinidas Preços sazonais de Flatio nas definições de preços por defeito Smily (BookingSync) preço importado para as reservas a médio prazo Smily (BookingSync) preço importado para reservas de curta duração Preço base predefinido da Flatio por mês

 

b) Exemplo de reserva de curto prazo

Suponha que recebe uma reserva para 2 semanas de agosto (1.8.-14.8.).

  • Para calcular o preço da reserva, primeiro vamos verificar se existem preços avançados definidos diretamente na Flatio dentro das definições de preços de curto prazo - os preços personalizados (ou seja, preços específicos definidos apenas para um determinado período) têm a prioridade mais alta e os preços sazonais (ou seja, preços para meses específicos) vêm a seguir.
  • De seguida, passamos para os preços importados. Como se trata de uma reserva de curto prazo, veremos se havia um preço básico por noite para reservas de curto prazo importadas.
  • Se não houver e os preços para todos os 14 dias não estiverem totalmente cobertos, para os restantes dias utilizaremos o preço básico por noite obrigatório do Flatio para alugueres de curta duração.